Varicocele
Varicocele é a dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular. Ela é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina. Apesar de ser frequente entre os homens inférteis, 2/3 dos portadores da doença nunca apresentarão infertilidade.
Na infertilidade primária, até 40% se apresentam com varicocele. Já aqueles com infertilidade secundária este número sobe para 70 a 80%, evidenciando o caráter progressivo da lesão.
Esse caráter progressivo é consequência da injúria constante em reposta a estase venosa nos testículos. Essa alteração circulatória altera a temperatura local, concentração de oxigênio e gás carbônico, assim como o produto do metabolismo celular.
Ao longo do tempo, toda essa mudança químico-física pode alterar a qualidade do esperma, reduzir o volume testicular e diminuir a produção de testosterona.
A grande maioria dos pacientes é assintomática. Pode-se apresentar com leve desconforto em peso, edema escrotal ao final do dia.
O diagnóstico é feito com a anamnese, exame físico minucioso com algumas manobras, exames hormonais e de qualidade seminal.
A varicocele deve ser classificada conforme sua gravidade pois tem importância no tratamento.
- Grau I (pequenas) – Aquelas que são palpáveis apenas com a manobra de Valsalva.
- Grau II (moderadas) – Palpáveis facilmente sem esta manobra.
- Grau III (grandes) – Detectadas visualmente e palpadas com facilidade.
A cirurgia para correção de varicocele tem seu lugar nos pacientes com infertilidade e alteração nos parâmetros seminais, atrofia testicular significativa, alteração nos exames hormonais. Com a cirurgia, entre 70-80% dos pacientes apresentam melhora nos parâmetros seminais (motilidade, morfologia e concentração). Há também aumento na chance de gestação espontânea e assistida.
Existem várias técnicas para correção cirúrgica, sendo a varicocelectomia microcirúrgica (aquela realizada com auxílio de microscópio) o padrão-ouro, com melhores resultados. Através de uma pequena incisão e auxílio da magnificação, é possível identificar todos os elementos fundamentais para uma cirurgia segura (artérias e veias), e realizar movimentos meticulosos e precisos para interromper o sistema de drenagem venoso. Nesse ambiente a preservação da artéria testicular é garantida com mais facilidade.
entre em contato conosco,
nós podemos te ajudar.
Atendimento Humanizado
com alta tecnologia, trazendo segurança
e agilidade na recuperação
Urologia Adulto
Patologias
Urologista é o médico que cuida do trato urinário (rim, ureter, bexiga) das mulheres e dos homens, além do trato reprodutivo masculino (próstata, testículo, epidídimo e pênis).
Nesse espaço, você conhecerá as diversas doenças assim como os principais exames diagnósticos e tratamentos!
Urologia Infantil
Patologias
Desde a formação fetal o urologista tem seu papel. Exames de ultrassom podem mostrar má-formações do trato urinário do bebê que necessitem de seguimento.
Após o nascimento até o início da fase adulta diversas doenças podem acometer a criança!
Nesse cenário, é fundamental o acompanhamento de um médico especialista.
Descubra aqui as principais doenças da população infantil.
Dr. Matheus Siqueira
Urologista adulto e pediátrico
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva
Durante sua residência realizou estágio em cirurgia robótica e minimamente invasiva na USC (University of Southern California - EUA).
Após terminar sua formação, optou por retornar para a região onde cresceu!
Agora no Vale do Paraíba, traz na bagagem uma medicina de excelência, centrada na prevenção e bem estar. Em suas condutas, segue a individualidade de cada paciente, explicando as diversas possibilidades terapêuticas e respeitando o desejo de cada um, assim como dos familiares.
Sua dedicação e atualização são guias para desenvolver a melhor medicina para seus pacientes.
Acesse as redes sociais
ou agende através do doctorália
FIQUE POR DENTRO
Dr. Matheus Siqueira e não perca nenhum conteúdo.