Pessoal, tudo bem?
Hoje vou falar sobre um assunto pouco comentado na mídia e, inclusive, pouco conhecido pela classe médica: vacina de HPV!
Sim! Contamos com uma vacina para esse vírus, inclusive se encontra disponível gratuitamente na rede pública (SUS).

Imagem Vacina HPV

O que é o HPV?

O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é uma das principais infecções sexuais transmissíveis (IST) no mundo, acometendo pele e mucosas e afeta cerca de 75% da população mundial ao longa da vida.
A maioria das infecções será controlado pelo nosso sistema imunológico, porém algumas pessoas terão infecções persistentes causando alterações celulares.
Essas alterações celulares podem progredir e gerar lesões precursoras de diversos tipos de cânceres – colo de útero, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe.
Hoje se conhece mais de 200 tipos de vírus, sendo que mais de 40 infectam a região anogenital.
Dentre esses subtipos, podemos destacar alguns famosos – o tipo 16 e 18 – principal variante precursora dos diversos tipos de câncer; e o tipo 6 e 11, responsáveis pelas indesejadas verrugas anogenitais.
O Brasil foi pioneiro na implementação da vacina na rede pública. Desde meados 2010 dispomos de vacinas gratuitas para crianças tanto do sexo feminino quanto masculino. Mais para o final da década, conseguimos ampliar ainda mais a faixa etária vacinada.

Quais são os tipos de vacinas?

Existem basicamente dois tipos de vacinas – bivalente que protege contra os sorotipos 16 e 18 e quadrivalente – atua contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18.

Quem pode tomar a vacina no SUS?

A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde

1. Meninos e meninas dos 9 aos 14 anos;
  2. Homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV ou AIDS, pacientes que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer.

E em clínicas particulares?

A vacina também pode ser tomada por pessoas com idades superiores, entretanto, são apenas disponibilizadas em clínicas de vacinação particulares. Ela está indicada para:

1. Meninas e mulheres entre 9 e 45 anos de idade, se for a vacina quadrivalente, ou qualquer idade acima dos 9 anos, se for a vacina bivalente.
  2. Meninos e homens entre 9 e 26 anos de idade, com a vacina quadrivalente.

Quem não pode tomar?

A vacina do HPV não deve ser administrada em caso de:

• Gravidez, mas a vacina pode ser tomada logo após o nascimento do bebê, sob orientação do obstetra;
  • Quando se tem algum tipo de alergia aos componentes da vacina;
  • Em caso de febre ou doença aguda;
  • Em caso de redução do número de plaquetas e problemas de coagulação sanguínea.

Talvez por ser a irmã mais nova das vacinas do calendário nacional, ainda existe pouco conhecimento e divulgação sobre a mesma. Em um país onde o câncer de colo de útero e pênis apresentam alta incidência e prevalência, vislumbramos nesse tipo de prevenção uma grande arma.